• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Novo RG 2024: descubra como obter o seu documento sem pagar nada

Novo RG 2024: descubra como obter o seu documento sem pagar nada

Emissão do novo RG já pode ser feita no país de forma gratuita. A Carteira de Identidade Nacional vai substituir totalmente o documento. Por isso a troca será obrigatória para todos os cidadãos. Veja como emitir a sua.

Novo RG 2024: descubra como obter o seu documento sem pagar nada (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Carteira de Identidade Nacional marca o início de um novo período no Brasil, onde o CPF é usado para a identificação dos cidadãos. O novo RG já está sendo emitido de forma gratuita em diversos estados. O novo documento vem para acabar com os diversos números de RG emitidos pelos estados.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 5 milhões de pessoas já possuem o novo documento de identidade.

É obrigatório tirar o novo RG?

  • Como o documento vai substituir o antigo RG todos os cidadãos terão que fazer a emissão, mas não é necessário correr, pois, o prazo é até 2032. Com isso os brasileiros têm 8 anos para substituir o antigo documento.
  • Por outro lado, em algumas situações é obrigatória a emissão do novo documento, são elas: perda, vencimento, alteração de nome ou inclusão de informações complementares

Segundo o governo federal, tanto a emissão da primeira via, quanto a renovação serão feitas gratuitamente. Nesse caso, o prazo de validade adotado para o novo documento será definido conforme a idade do cidadão:

  • 5 anos de validade para pessoas com idade entre 0 e 12 anos incompletos;
  • 10 anos para pessoas com idade entre 12 e 60 anos incompletos;
  • E validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.

Como emitir o novo RG sem pagar nada?

O cidadão deve procurar os institutos de identificação de cada estado e do Distrito Federal.

Atualmente nem todos os estados fazem a emissão do novo documento, mas a partir do dia 6 de novembro deste ano todos os órgãos devem ter adotado o padrão nacional de identificação.

Atualmente os estados que fazem a emissão do documento são:

  • Região Centro-Oeste: Goiás e Mato Grosso;
  • Região Nordeste: Alagoas, Pernambuco e Piauí;
  • Região Norte: Acre e Amazonas;
  • Região Sudeste: Minas Gerais e Rio de Janeiro; 
  • Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Após a emissão do documento físico o cidadão poderá acessar a versão digital. A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apresenta os elementos de segurança do novo documento, confira.

 

Jamille Novaes

Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.

O post Novo RG 2024: descubra como obter o seu documento sem pagar nada apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.