• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Desenvolvimento Colaborativo: Ciser e Ágora Tech Park firmam parceria em novo programa de PD&I

Ágora.Connect, que será inaugurado em junho, vai conectar ações de inovação entre universidades, empresas, profissionais e setor público. / Foto: Divulgação


[JOINVILLE, 22.04.2024]
Redação SC Inova, [email protected]

A Ciser, maior fabricante de fixadores da America Latina, é a primeira corporate confirmada no programa de inovação aberta Ágora.Connect e se torna uma parceira-chave na iniciativa, que busca centralizar e conectar ações entre indústrias, universidades, governo e atores do ecossistema de inovação, e que será lançado em junho. A entrega acontece logo após a inauguração do Ágora UNI, quarto prédio do parque tecnológico Ágora Tech Park, em Joinville, com cerca de 7 mil m2 de área construída e que será o espaço de operação do Connect. 

O programa é um marco para pesquisa, desenvolvimento e inovação na região e funcionará como um living lab, onde grandes corporações e instituições acadêmicas compartilharão espaço de desenvolvimento de projeto, coworking, matchmaking e apresentação de empresas e startups. Entre as linhas de desenvolvimento do Connect estão novas tecnologias para gestão de resíduos, baixa pegada de carbono, indústria 4.0, cidades inteligentes, transformação digital, entre outras. 

“Este modelo traz uma proposta inovadora onde corporates, universidades, ICTs e governo trabalharão juntos em dores comuns, acelerando sinergia e velocidade de desenvolvimento de projetos”, afirma o head de inovação da Ciser, Aluísio Goulart Lopes. Reconhecida pelo seu legado no ecossistema nos últimos anos, a empresa entendeu que o programa é uma oportunidade estratégica para aprofundar a capacidade de inovação.

Todos os programas de inovação da Ciser são desenvolvidos por meio do Hub #Colmeia, um espaço colaborativo criado para desenvolver projetos que impulsionam o modelo de negócios da companhia, utilizando estratégias de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação Aberta. 

“O Connect oferecerá várias oportunidades de colaboração, incluindo projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, acesso a recursos tecnológicos e infraestrutura do Ágora, mentoria e capacitação, networking com outros parceiros e potenciais investidores, aproximação com órgão de fomento, gestão de projetos, entre outros benefícios”, destaca Emerson Edel, diretor-presidente do Instituto Ágora.

Desde 2021, a Ciser já desenvolveu vários programas de inovação aberta, como o Desafix, que está na terceira edição e já conectou e acelerou mais de 50 startups; o DigitaCiser, projeto de transformação digital já contou com participação de mais de 100 startups; e o “painel com corporates”, pelo qual já passaram mais de 30 empresas pelo Hub #Colmeia, onde foram identificadas diversas oportunidades para desenvolvimento de soluções em conjunto com a Ciser. 

Com mais de 2 mil colaboradores distribuídos nas unidades de Joinville, Araquari (SC) e Sarzedo (MG), a Ciser atende clientes em mais de 25 países e oferece um portfólio de produtos utilizados em diversos setores, como agronegócio, energia solar, indústria moveleira, metalomecânico, construção civil, estruturas metálicas, automotivo, linha branca e marrom, petróleo e gás, eletrônica e varejo da construção civil.

COLABORAÇÃO ABERTA  

O Ágora.Connect é um programa de Pesquisa e Desenvolvimento aberto, com a proposta de fomentar a colaboração entre o setor empresarial, acadêmico, governamental, social e o ecossistema de inovação. Desenvolvido com a colaboração com pesquisadores e heads de inovação, o Connect segue uma trilha de inovação abrangendo jornadas personalizadas que vai desde capacitação de talentos, desenvolvimento de projetos e comunidade. 

Como funcionará o Connect: 

  • Ambiente de testes
  • Conexão e integração
  • Formação de squads multidisciplinares
  • Metodologia de execução Ágora

“Essa colaboração de diversos atores foi muito importante para construir o programa de forma a preencher gaps e ajudar na solução de desafios enfrentados no dia a dia da inovação. O contexto é altamente complexo, porém é facilitado com a identificação do parceiro certo. E isso é mais do que uma estratégia: é um meio de diminuir custos e otimizar o tempo, essenciais em um ambiente competitivo. Conectar quem ‘sente a dor’ a quem possui o know-how impulsiona a inovação e promove soluções alinhadas com as necessidades práticas”, ressalta Ricardo Fantinelli, diretor executivo do Ágora Tech Park.

“Esta parceria entre dois grandes atores do ecossistema de inovação vem para consolidar o propósito de inovação aberta, o desenvolvimento colaborativo. A conexão e o compartilhamento de experiências entre os vários atores promovem a união e fortalecem o empreendedorismo, elevando a competitividade e a produtividade das indústrias na região”, completa Lopes, da Ciser.

LEIA TAMBÉM:

Pesquisadores e heads de inovação ajudam a cocriar programa de P&D aberto em Joinville

The post Desenvolvimento Colaborativo: Ciser e Ágora Tech Park firmam parceria em novo programa de PD&I appeared first on SC Inova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.