• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia Mundial do Autismo promove debate sobre desafios e valoriza conquistas da jornada atípica





 

 

No Abril Azul, Mês de Conscientização do Autismo, Instituto TEA realiza capacitação de professores da rede pública, promove corrida inclusiva e bate-papo com especialista

 

 

Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo tem o objetivo de promover o conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas atípicas. A data foi instituída em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, o Instituto TEA, clínica de Joinville especializada no atendimento a crianças autistas e outros transtornos de desenvolvimento, traz o tema “Cada jornada é única, toda conquista é uma vitória”, que vai repercutir ao longo deste mês, durante a campanha do Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o autismo.

De acordo com o fisioterapeuta Oscar Neme, diretor do Instituto TEA, o mês de abril é a oportunidade para dar voz ao debate sobre o autismo, desmistificar preconceitos, reforçar os direitos das pessoas atípicas, valorizar as conquistas, acolher os familiares e mostrar que dedicação e acompanhamento com profissionais especializados são essenciais para a inclusão na escola, no mercado de trabalho e na sociedade.

Programação especial

Para fomentar o debate acerca do reconhecimento às individualidades e as potencialidades de cada um, e valorizar cada conquista como uma importante vitória rumo à inclusão, o Instituto TEA preparou para o Abril Azul uma programação com ações especiais. Confira e participe!

Corrida inclusiva Abril Azul – 7 de abril

Neste ano, uma das ações alusivas ao Abril Azul do Instituto TEA, em Joinville, é a “Corrida pela Inclusão” que acontece no dia 7 de abril (domingo), a partir das 7h, com saída do Shopping Mueller Joinville.

A corrida é aberta a todos os público e acontecerá em diversas modalidades. Às 7h, acontece a largada da corrida de 3Km e 8Km, kangoo e caminhada. A partir das 8h, inicia a corrida Kids e, às 8h30, a corrida para deficientes intelectuais e autistas acompanhados por um responsável.

“O Instituto TEA é um dos patrocinadores da ‘Corrida pela Inclusão’ pois acreditamos que eventos como esse levam à sociedade mais informação sobre o tema e a oportunidade do envolvimento das famílias e das pessoas atípicas em uma atividade de lazer, entretenimento e mobilização”, destaca Oscar Neme.

Informações sobre a “Corrida pela Inclusão” estão disponíveis no site da TicketSports, no link https://bit.ly/InstitutoTeaCorridaInclusao

Roda de Conversa com Neuropediatra Dr. Marino Miloca Rodrigues – 10 de abril

Na quarta-feira (10/4), às 19h, no Instituto TEA (Rua Blumenau, 1301 – América), o neuropediatra Dr. Marino Miloca Rodrigues recebe o público para uma roda de conversa esclarecedora sobre as Terapias Medicamentosas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Formado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e com residência médica em neuropediatria pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Dr. Marino Miloca Rodrigues é reconhecido como autoridade no campo de saúde infantil e no tratamento de condições neurológicas.

As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas até o dia 8 de abril (segunda-feira), pelo link https://bit.ly/InsitutoTeaMarinoRodrigues

Capacitação para professores “Conectando Saberes” – Inscrições até 22 de abril

Em mais uma iniciativa inovadora de promoção à inclusão, o Instituto TEA realiza a capacitação gratuita “Conectando Saberes: formação continuada para o ensino inclusivo de estudantes com o Transtorno de o Espectro Autista e demais alterações do Neurodesenvolvimento”.

O curso é direcionado aos professores da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina, que atuam em unidades escolares de Joinville, em especial aos que desejam ampliar seus conhecimentos e suas práticas acerca de perspectivas para formação de um estudante atípico, baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

Entre os resultados propostos pelo curso estão a ampliação da observação para aspectos comportamentais e utilização de manejos e processos ofertados para os estudantes; reconhecimento das características, necessidades e potenciais de aprendizagem dos estudantes atípicos e com alterações do desenvolvimento; planejamento, implementação e avaliação de estratégias pedagógicas baseadas na ciência ABA visando o desenvolvimento no processo de aprendizagem; reflexão sobre as práticas dos docentes e sobre o seu papel como agente de transformação social.

O curso de formação “Conectando Saberes” acontecerá no formato on line, em duas datas diferentes, sendo que cada turma terá dois módulos. Os encontros virtuais da primeira turma serão nos dias 11 e 25 de maio; e da segunda turma, nos dias 1o e 15 de junho.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de abril e devem ser feitas pela plataforma Sympla.

 

O Instituto TEA

O Instituto TEA foi idealizado pelos fisioterapeutas Oscar Neme e Thiago Navarro, e nasceu do amor desses profissionais pelo tratamento e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com atrasos de desenvolvimento.

A clínica possui três unidades na capital São Paulo e, há um ano, ampliou suas operações com a primeira unidade na região Sul, em Joinville, totalizando instalações com mais de 3.000 m2 de espaço físico.

Atualmente, o Instituto TEA conta com a atuação de mais de 600 profissionais e atende a mais de 1000 crianças em suas unidades, sendo cerca de 100, em Joinville.

Mais informações sobre o Instituto TEA estão no site www.institutotea.com.br e no Instagram @institutoteaoficial.

Em Joinville, os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (4) 98891-3586 ou pelo e-mail [email protected]


Graziella Bilá – Jornalista

 

 

O conteúdo Dia Mundial do Autismo promove debate sobre desafios e valoriza conquistas da jornada atípica aparece primeiro em Portal Timbó Net.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.