• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

APOSENTADOS de 61, 62, 63, 64, 65 e até 80 anos são convocados HOJE (02/04) pelo INSS

APOSENTADOS de 61, 62, 63, 64, 65 e até 80 anos são convocados HOJE (02/04) pelo INSS

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente idosos, estão sendo alvo de golpes. Diante disso, estão sendo convocados a consultar o pagamento que está sendo efetuado em suas contas, e verificar se houve algum desconto feito de forma indevida. 

idoso
APOSENTADOS de 61, 62, 63, 64, 65 e até 80 anos são convocados HOJE (02/04) pelo INSS (Foto: FDR)

O INSS tem registrado cerca de 130 mil denúncias de descontos não autorizados no pagamento de pensões e aposentadorias. Associações e sindicatos estão debitando da conta dos idosos um valor que não foi autorizado por eles. A situação pode ser considerada como um crime. 

Desconto indevido na conta dos aposentados do INSS

De acordo com a reportagem do g1, os descontos que estão sendo feitos na conta dos segurados do INSS são referentes a participação em sindicatos e associações voltadas a aposentados. O próprio Instituto compartilha com essas organizações os dados dos idosos. 

Em contato com esse público, a entidade deve oferecer os seus serviços que muitas vezes incluem descontos em empresas privadas, oferecimento de serviços médicos e até mesmo jurídicos. A partir disso, o aposentado precisa concordar com a associação, e mensalmente o valor de contribuição é descontado da sua aposentadoria. 

O que tem acontecido, porém, é que:

  • Os descontos estão acontecendo mesmo sem o idoso aceitar a parceria com o sindicato ou associação. 

Como saber se tem desconto indevido no seu salário?

Para verificar se estão ocorrendo descontos indevidos no seu salário de pensão ou aposentadoria, o idoso deve fazer a consulta nos canais do INSS

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • Procure por “Extratos”;
  • Agora, escolha “Extrato de pagamentos”;
  • Filtre a busca pelo mês e ano desejado. 

O que fazer se houver desconto indevido?

Segundo a orientação do INSS para quem teve algum desconto não autorizado é pedir o bloqueio por meio do aplicativo ‘Meu INSS’ ou ligando na Central 135. No campo de busca escreva “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”, e selecione o desconto indevido. 

O Instituto também informa que essas entidades são notificadas e obrigadas a fazer a devolução dos valores diretamente aos beneficiários. É importante fazer a denuncia o quanto antes para que não haja desconto no seu 13º salário. O pagamento começa em abril, e o calendário foi publicado por mim nesta matéria. 

Lila Cunha

Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]

O post APOSENTADOS de 61, 62, 63, 64, 65 e até 80 anos são convocados HOJE (02/04) pelo INSS apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.