• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: entenda como a doença age e quais são os tratamentos para não perder a visão

O glaucoma atinge cerca de 65 milhões de pessoas no mundo e é causa de cegueira total em 4,5 milhões.

Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce foi criado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio. Embora não tenha cura, a doença tem tratamento e, quanto antes for detectada, melhor será o resultado final.  O glaucoma atinge cerca de 65 milhões de pessoas no mundo e é causa de cegueira total em 4,5 milhões. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma, no Brasil , há cerca de 1,5 milhão de pessoas com a doença .

Causado pela elevação da pressão intraocular e sem sintomas  iniciais , o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. De maneira gradual e imperceptível, começam a surgir “pontos cegos” que só serão percebidos depois de um dano considerável, quando todo o nervo é destruído. Ele pode ser tratado com colírios, laser ou cirurgias, dependendo do estágio em que for descoberto. 

“O problema é mais comum entre pessoas com mais de 40 anos, razão pela qual é nessa faixa etária que se recomenda a realização de exames oftalmológicos periódicos”, diz a médica Sheila Maria Mandalis Swerts, especialista em Glaucoma que atua no Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF).

A doutora também alerta para outros três principais grupos de risco, que são: pessoas com histórico familiar positivo, ou seja, pai ou mãe tiveram a doença, aumenta entre 5 a 7 vezes a chance do filho também desenvolver o glaucoma; miopia com grau mais elevado;  e o uso de corticosteróides, pois aumenta a pressão intraocular. “As pessoas que se encontram nestes grupos de risco devem procurar mais cedo um oftalmologista e realizar regularmente uma consulta de rotina com medida da pressão intraocular e exame do fundo de olho. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maior a chance de frear o efeito devastador que ela tem”, conclui.

Foto Dra. Sheila divulgação HOF

O post Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: entenda como a doença age e quais são os tratamentos para não perder a visão apareceu primeiro em Notícias de Florianópolis – Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.